29 março 2006

Benfica Vs Barcelona - O Benfica 1 por 1

A equipa do Benfica, jogador a jogador:

Ricardo Rocha-8-Jogou só por uma razão, alguém tinham que marcar o Ronaldinho, alguém tinha que ser o desgraçado que como todos que se vêm frente a ele são humilhados. Ricardo Rocha numa época em que tem sido remetido ao banco de suplentes pela dupla de centrais Luisão-Anderson decidiu mostrar quem é.
Conhecido por ser sarrafeiro conseguiu não só "secar" o melhor jogador do mundo sempre que ele tentou entrar pela direita como o fez sem levar um cartão amarelo durante os 90 min.“Dei os parabéns ao Ricardo Rocha pela lealdade com que jogou." disse Ronaldinho.
Imperial


Luisão-6-Não é facil marcar Eto'o, um dos melhores pontas de lança do mundo deu muito trabalho ao central brasileiro. Se quando as bolas vinham pelo ar Luisão se conseguia normalmente impor ou antecipar, quando o esférico vinha pelo chão normalmente as coisas complicavam-se. Não comprometeu em demasia apesar de por mais de uma vez o camaronês ter tido espaço a mais.

Anderson-6-Pena a 1ª parte de Anderson. Muito nervoso na primeira parte falhou, estorvou colegas, foi a bolas que não eram dele, etc... Na segunda parte esteve muito mais certinho, mais ao seu nível.

Léo-8-Se Larsson foi o pior em campo do Barça foi por 1 só motivo, Léo. Ainda agora não consigo compreender como é que veio parar ao Benfica a custo zero. Seria muito mais normal vê-lo do lado do Barcelona do que do Benfica. Incansável o lateral de 30 anos foi um dos melhores em campo. Com muitos centímetros a menos ganhou consecutivamente bolas de cabeça a Larsson simplesmente por ser mais inteligente. Tem uma capacidade de antecipação só ao alcance de uma meia dúzia de jogadores. Como é que ele está no Benfica? Como?


Beto-6-Beto tem um 6 não pela qualidade mas pelo esforço... Marcar o Deco não é fácil e toda a gente sabe que a técnica de Beto é... Como sempre deixou tudo em campo, falhou alguns passes mas tentou muitas vezes integrar os ataques da equipa o que é de louvar.

Petit-6-Não esteve ao nível a que já habituo o publico, fez alguns remates de longe para sacudir a pressão na primeira parte mas não brilhou. Ainda assim a raça e a vontade estão sempre lá.

Manuel Fernandes-6-Tivesse aguentado o ritmo até ao fim e teria uma nota mais alta. Ele que é já uma das estrelas da Liga dos campeões desta época foi o melhor elemento do meio campo Benfiquista assim como o mais atacante. Teve um remate muito perigoso daqueles de fazer levantar os 65 mil espectadores da Luz e os milhões que estavam em casa. Perdeu algumas bolas por demorar demais a soltar e acabou completamente de rastos.


Robert-2-E só não leva 1 porque "joga" no Benfica. Inexistente durante os 45 minutos que esteve em campo. Não atacou nem defendeu, simplesmente não esteve lá. Será que vale a pena ter um jogador em campo só para a eventualidade de acontecer um livre?

Geovanni-5-Foi ponta de lança numa altura em que o Benfica estava a ser esmagado. Depois na ala esteve melhor. Com mais espaço e mais iniciativa teve uma oportunidade de golo num remate que acabou por embater num defesa.

Simão-7-Mostrou quem é e que não joga bem só contra os pequenos. Ganhou espaço para cruzar com belíssimas fintas sobre os adversários correu muito e fez com Miccoli a cabeça em água aos espanhóis. Teve nos pés uma ocasião primorosa para conseguir a vitória...
No site da Eurosport diz-se "Some of Simao's step-over were enough to make Ronaldinho blush."


Miccoli-8-Um jogador de valor incalculável para o Benfica que tem que ser mantido no clube a todo o custo. A facilidade de remate, a criatividade e a velocidade do pequeno italiano são características que mais nenhum jogador reúne em tão grandes quantidades no campeonato português. Um ponta de lança mortal que entrou e brilhou a partir dos 45 minutos. Assim que a sua condição física o permitir a titularidade será obrigatória.

Karagounis-5-Entrou tarde de mais... tem um toque de bola e uma facilidade de a manter nos pés só ao alcance dos grandes jogadores. Teve um momento delicioso com uma finta que Zidane tornou famosa. Merece mais tempo de jogo.

Moretto-2 ou 9?- Que dizer? Deixei-o para o fim de propósito... que dizer? Desde que chegou ao Benfica que as suas falhas têm vindo a assustar e irritar os benfiquistas que se perguntam onde está o homem das defesas impossíveis que se viu no Setúbal. Ontem mais uma vez levou a Luz a um estado de irritação geral logo no inicio do jogo ao segurar uma bola tocada para trás por Anderson (na duvida devia ter afastado) na sequência do livre fez a primeira de quase uma dezena de intervenções fantásticas. Um pontapé na atmosfera e um passe para um jogador do Barça foram mais algumas das peripécias que o brasileiro (e não português como os nossos amigos da Marca dizem hoje) criou na 1ª parte.
Apesar de ter já salvo o Benfica de sofrer golos certos, ao intervalo pedia-se nas bancadas que Moretto fosse substituído.
Moretto voltou e voltou diferente... Numa segunda parte soberba o guardião defendeu tudo com um estilo que lhe deu destaque na imprensa europeia de hoje. Quando aos 56 minutos defendeu um remate á queima-roupa de Van Bommel para o poste da sua baliza a Luz quase ruiu em aplausos para o Guarda-redes que já tinha vaiado minutos antes.
Ronaldinho, Larsson, Eto'o e Van Bommel, todos derrotados por Moretto muitos deles em situações de 1 para 1.
Eurosport.com: "A string of wonder saves from keeper Marcelo Moretto helped Benfica to a goal-less draw with Barcelona"
Uefa.com: "Barça denied by Moretto magic"


Eto'o, um dos que perdeu para Moretto no 1 para 1.

Inspiração divina e o olhar para os fotógrafos...

Sem comentários: