22 abril 2006

Fim da linha para Shearer



Já tinha anunciado que terminaria esta época a sua carreira, hoje anunciou que devido a uma lesão no joelho que o impediria de estar presente nos últimos 3 jogos do campeonato o jogo da passada jornada frente ao Sunderland tinha sido o ultimo da sua carreira.

Entrou em campo pela 1ª vez como profissional ao serviço do Southampton em 1988 num jogo contra o agora poderoso Chelsea numa altura em que tinha 17 anos, um mes depois foi titular pela primeira vez e logo num jogo contra o Arsenal. Shearer marcou 3 golos nessa partida... Ficou em Southampton ate 1992 onde nunca se deu muito bem apesar do arranque espantoso. Ainda em Southampton e depois de ter feito 13 golos em 11 jogos pela selecção sub-21 de Inglaterra foi convocado pela 1ª vez para a selecção principal. Mais uma vez uma estreia brilhante. 1 Golo no seu primeiro jogo contra a França.
No final dessa época transferiu-se por mais de 5 Milhões de euros (nada mau para 1992 certamente mais do que o Southampton poderia recusar) para o Blackburn.

Na sua primeira época no clube esteve afastado durante metade do campeonato por lesão mas nos 21 jogos em que participou fez 16 golos um prenúncio para o que se seguiria.
Na época seguinte com 31 golos em 40 jogos levou o Blackburn ao segundo lugar no final do campeonato e ganhou o prémio de futebolista do ano.
Em 1994-95 conseguiu o único título da sua carreira numa época em que marcou 34 golos e recebeu o prémio de jogador do ano.
Em 95-06 a sua última época no clube fez 31 golos fixando a sua marca em 4 épocas, 138 jogos e 112 golos!!

Após o Euro96 tornou-se no jogador mais caro do mundo quando ignorando uma proposta do Manchester se mudou para o clube da sua cidade natal Newcastle por mais de 21 milhões de euros.
Depois do Europeu Shearer chegou a capitão da selecção inglesa de onde se viria a retirar em após o Euro2000 nunca tendo cedido às pressões que se fizeram sentir para que voltasse a actuar como internacional.
Shearer permaneceu no Newcastle até hoje, clube em que voltou a receber o prémio de jogador do ano mas em que nunca alcançou nenhum troféu. O seu amor pelo Newcastle fez com que tivesse um palmarés pobre para o jogador que é (ou foi).
Ao longo das suas 10 épocas no clube chegou á marca dos 200 golos na Premiership e também dos 200 golos no Newcastle!!

(Shearer em 97)

Ao todo na sua carreira como profissional disputou 714 jogos entre os quais se contam 63 internacionalizações e marcou o fantástico numero de 371 golos, 30 dos quais ao serviço da selecção...


Um dos melhores que vai gozar uma reforma merecida pelo menos enquanto não acaba o curso de treinador...
(A lesão que antecipou o fim da carreira de Shearer)


Sites Relacionados:
Newcastle United
Premiership
Shearer9

1 comentário:

Anónimo disse...

Um autêntico bombardeiro e um dos melhores de sempre na sua posição.